Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Primeira Festa Literária de Corupá conclui com resultados positivos Público presente supera as expectativas e escritores corupaenses recebem homenagens
16/04/2024 14:24 em Geral

A primeira Festa Literária de Corupá (FLIC) encerrou em êxito, após três dias repletos de atividades dedicadas à leitura, literatura e arte, tecendo uma rica tapeçaria de histórias. Realizada de 4 a 6 de abril, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, o evento atraiu mais de 3.500 participantes e superou a expectativa de público. Corupá mergulhou em um ambiente cultural vibrante, celebrando a produção artística local e o mundo da literatura.

A FLIC ofereceu uma variedade de experiências, desde emocionantes contações de histórias até encontros com escritores, palestras inspiradoras e debates sobre temas contemporâneos. As rodas de conversa instigaram reflexões profundas sobre o poder das palavras, enquanto exposições de arte, oficinas temáticas, lançamentos de livros e performances artísticas enriqueceram ainda mais o evento.

A presença de música, artesanato e gastronomia complementou a atmosfera festiva, proporcionando um ambiente acolhedor para estudantes, educadores, escritores, artistas e toda a comunidade amante da literatura e da arte.

“A contação de histórias leva o público a uma viagem incrível pelos contos. Cada palavra, cada olho que brilha é um momento único. Sem dúvida a FLIC trouxe para o município e a região um encontro lindo entre a literatura e a cultura”, enfatizou o ator Anderson Santos, que apresentou a contação de histórias O Menino das Nuvens.

A Festa Literária de Corupá foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet com a realização do Instituto Catarina Brasilis (ICB) e Ministério da Cultura. Conta com o apoio da Associação Empresarial de Corupá (ACIAC) e da Prefeitura Municipal de Corupá por meio das secretarias municipais de Educação e de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer e o patrocínio das empresas WEG, com cota máster, Duas Rodas, Eletropoll e Indumak.

"Foi uma experiência verdadeiramente transformadora. Mais do que um evento, a FLIC foi uma oportunidade para nossa comunidade se unir, para os sonhadores encontrarem seu espaço e para os curiosos ampliarem seus horizontes. Foi um convite para mergulhar em histórias encantadoras, explorar ideias inovadoras e conectar-se com os talentos locais", enfatizou Roseli Siewert, coordenadora-geral da Festa Literária de Corupá e presidente do ICB.

Reconhecimento

A estreia da Festa Literária de Corupá foi marcada por um momento de reconhecimento ao legado literário deixado pelos talentosos escritores locais. "É fundamental honrar os autores desta cidade que generosamente nos brindam com suas palavras, dando voz à alma de nossa terra e nos enriquecendo com a magia de suas narrativas ", afirmou Roseli Siewert ao instituir a homenagem "Reconhecimento FLIC de Literatura".

Durante a cerimônia de abertura da FLIC, 19 escritores locais foram homenageados, são eles: Astrid Lindroth, Célia Lima, Celita do Nascimento Paterno, Darci Rutzatz, Doralice Ulrich, Fábio Tobias Cardoso, Harri Lorenzi, Ingelore Werner Eipper, Jiane Elisa Winter, José Kormann, Katia Twardovski, Luiz Carlos Amorim, Marilei Silveira de Abreu, Paulo Jark, Renate Wedderhoff, Roseli Fossile, Simone Giacomozi, Sueli de Souza Cagneti e Valério Paholski.

Sustentabilidade

Além da rica programação repleta de talentos locais e da conexão entre literatura e arte, a primeira edição da FLIC abraçou a sustentabilidade, integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas atividades. Por meio desses objetivos, foram promovidas práticas relacionadas à saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho digno, crescimento econômico, parcerias e meios de implementação.

Durante toda a divulgação e ao longo do evento, a FLIC incentivou os participantes a trazerem suas próprias garrafinhas de água ou copos reutilizáveis, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente enquanto desfrutavam da festa literária.

O Instituto Catarina Brasilis, entidade promotora do evento, é também signatário do Movimento ODS Santa Catarina, comprometendo-se assim com a realização e apoio a causas voltadas para a construção de um mundo melhor e mais sustentável para todos.

“Foram momentos lindos, cheios de encanto e magia, de união e colaboração, de aprendizado e empatia. Estamos felizes com o resultado e confiantes em uma segunda edição”, concluiu a Gabriella Eger Lux, secretária executiva do ICB e coordenadora cultural da FLIC.

 

COMENTÁRIOS